segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Perfil de um Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho

Principais Actividades:
  • Colaborar no planeamento e na implementação do sistema de gestão de prevenção da empresa;
  • Colaborar no processo de avaliação de riscos profissionais;
  • Estimar riscos a partir de metodologias e técnicas adequadas aos perigos detectados;
  • Valorar riscos a partir da comparação dos resultados obtidos na estimativa dos riscos com
critérios de referência previamente estabelecidos. ;
  • Implementar e acompanhar a execução das medidas de prevenção e de protecção;
  • Gerir o aprovisionamento e a utilização de equipamentos de protecção individual e
assegurar a instalação e manutenção da sinalização de segurança;
  • Avaliar a eficácia das medidas implementadas através da reavaliação dos riscos e da
análise comparativa com a situação inicial;
  • Colaborar na concepção de locais, postos e processos de trabalho;
  • Participar nas vistorias aos locais de forma a assegurar o cumprimento das medidas de
prevenção e de protecção preconizadas;
  • Participar na integração das medidas de prevenção e de protecção na concepção de
processos de trabalho e na organização dos postos de trabalho;
  • Colaborar no processo de utilização de recursos externos nas actividades de prevenção e de
protecção;
  • Assegurar a organização da documentação necessária ao desenvolvimento da prevenção na
empresa:
  • Colaborar nos processos de informação e formação dos trabalhadores e demais
intervenientes nos locais de trabalho;
  • Identificar necessidades de informação e participar na concepção de conteúdos e
suportes de informação;
  • Difundir suportes de informação, participar em sessões de sensibilização e prestar
informações;
  • Participar na avaliação da eficácia do programa de informação, utilizando instrumentos
adequados e identificando desvios entre a informação transmitida e as práticas;
  • Ministrar ou acompanhar acções de formação e participar no processo de avaliação dos
formandos;
  • Participar na avaliação do programa de formação, utilizando instrumentos adequados e
avaliando o impacto da formação ao nível dos comportamentos e das disfunções
diagnosticadas;
  • Colaborar no desenvolvimento de processos de consulta e de participação dos trabalhadores;
  • Apoiar tecnicamente as actividades de consulta e o funcionamento dos órgãos de
participação dos trabalhadores da empresa no âmbito da prevenção;
  • Participar na análise das propostas resultantes da participação dos trabalhadores;
  • Colaborar no desenvolvimento das relações da empresa com os organismos da rede de
prevenção;
  • Recolher os elementos necessários às notificações obrigatórias;
  • Organizar os elementos necessários à obtenção de apoio técnico de organismos da rede,
identificando as respectivas competências e capacidades e disponibilizando a informação
necessária ao apoio a solicitar;
  • Acompanhar o desenvolvimento de auditorias e inspecções.

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